ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGÃO
Origanum vulgare
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
O óleo essencial de orégão é um dos bactericidas mais potentes e eficazes conhecidos pelo homem, é natural, biológico e 100% ecológico. É uma planta medicinal com propriedades digestivas, carminativas, antioxidantes e expetorantes. Elimina bactérias de todos os tipos usando apenas uma pequena quantidade e além disso, não causa efeitos colaterais ou mutações que originam cepas, como ocorre com antibióticos farmacológicos. A sua reputação remonta a tempos antigos e tem sido usado tanto na culinária como na medicina desde então.
Propriedades terapêuticas: Bactericida, anti-inflamatório, antifúngico, antiviral, antiparasitário, digestivo, carminativo, antioxidante, anti-infecioso, expetorante e desinfetante.
Propriedades emocionais: É um forte estimulante para o sistema nervoso. Ativa a defesa psíquica e dissipa a negatividade mental.
Propriedades cosméticas: Anti-infecioso cutâneo, trata infeções bacterianas na pele ou em feridas. Diminui verrugas.
Sugestões de utilização: No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente. / Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial. / Para um banho de pés, adicione 3-4 gotas na água. / Em inalações (puro ou com vapor de água), coloque 3 a 4 gotas num pano (ex. lenço) e cheire rapidamente. / Para fazer o seu spray ambientador personalizado, coloque em 100 ml de água destilada, 10 gotas de óleo, mexa e deixe repousar. Agite antes de usar no ambiente. / Na comida, adicione 2 a 3 gotas. / Num creme ou loção, coloque 3 a 4 gotas. / Na loção pós barba, coloque 1 a 2 gotas.
Curiosidades: O orégão é uma planta cultivada desde os tempos pré-históricos. / O seu nome vem do grego e significa "erva que faz a montanha feliz". / Segundo a lenda, foi Afrodite quem primeiro cultivou esta planta e deu-lhe o seu cheiro e sabor característicos. / Os gregos usavam-na para se protegerem de bactérias, aplicando o óleo essencial nos alimentos. Eles também a usavam para tratar de feridas e infeções da pele.
Combina bem com: Alecrim, pinho, niauli, manjerona, limão, eucalipto, citronela, camomila romana, cajeput, árvore de chá, cedro, cipreste, bergamota e lavanda.
Características do óleo: Tem um tom amarelado ou âmbar e um aroma forte, picante e intenso.
Precauções: Se usado puro sobre a pele pode causar ardência, vermelhidão e irritação, deve diluir em óleo vegetal. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.