ÓLEO ESSENCIAL DE CIPRESTE
Cupressus sempervirens
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
O óleo de Cipreste é utilizado em tratamentos de beleza pelo seu poder adstringente, que ajuda a contrair músculos e pele solta. Vasoconstritor, anti-hemorroidal, antirreumático e estimulante da circulação linfática. Trata celulite, varizes e problemas circulatórios. É usado para aliviar problemas respiratórios, tensões e stress com ótimos resultados. Ideal para dermatite. O óleo essencial de Cipreste tem um aroma fresco que funciona como desodorizante, eliminando bactérias e transmitindo uma sensação de limpeza. Embora estimule a transpiração, também pode ser útil de maneira oposta, reduzindo o sangramento intenso durante a menstruação. É o complemento perfeito para o armário de remédios de qualquer pessoa.
Propriedades terapêuticas: Sedativo, tónico respiratório, anti-inflamatório, antifúngico, antiespasmódico, vasoconstritor, sudorífico, hepático, hemostático, diurético, anti-hemorroidal, antirreumático, estimulante linfático, desodorizante, antiespasmódico, antibacteriano, antisséptico e adstringente.
Propriedades emocionais: Tem um efeito sedativo, que ajuda a acalmar o stress e a ansiedade, reduzir sentimentos de raiva e promover um sono reparador. Pode ajudar aqueles que sofrem de insônia, que lidam com um choque ou trauma recente ou têm problemas para se concentrar nas tarefas diárias devido à ansiedade.
Propriedades cosméticas: As propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e curativas do óleo essencial de cipreste tornam-no ideal para o tratamento de uma ampla variedade de problemas de pele, como acne, eczema, psoríase, erupções cutâneas, hematomas e cicatrizes. Pode ajudar a promover o crescimento de novas células da pele, estimular a circulação sanguínea e reduzir a aparência de varizes e celulite. As propriedades adstringentes também ajudam a reduzir a aparência da pele oleosa, minimizam a aparência dos poros e eliminam o excesso de sebo.
Sugestões de utilização: Para acelerar o tempo de cicatrização de feridas leves, misture algumas gotas de óleo essencial de cipreste com um óleo vegetal e aplique diretamente na área afetada. / No difusor, coloque 6 gotas para reduzir sintomas de problemas respiratórios. / Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial para aliviar dores musculares. / Para um banho de pés, adicione 3-4 gotas na água. / Numa massagem, ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a dor associada a ela. / Para uma compressa, coloque num recipiente com água morna 5 a 10 gotas de óleo. Embeba a compressa nesta mistura e aplique sobre a área a tratar. / Para fazer o seu spray ambientador personalizado, coloque em 100 ml de água destilada, 10 gotas de óleo, mexa e deixe repousar. Agite antes de usar no ambiente. / Num creme ou loção, coloque 3 a 4 gotas. / Na comida para beneficiar das propriedades diuréticas. / Na loção pós barba, coloque 1 a 2 gotas.
Curiosidades: É o seu aroma que o torna popular em desodorizantes masculinos. / Supõem-se que os etruscos plantariam esta árvore em torno dos seus locais de sepultamento, acreditando que ela possuía poderes sobrenaturais e protegia dos demônios. Os óleos perfumados eram usados para repelir o cheiro da morte. / O cipreste mediterrâneo pode sobreviver por mais de 2.000 anos e geralmente cresce em alturas de 20 a 25 metros. / O óleo essencial de cipreste possui uma percentagem muito alta de A-pineno, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antiespasmódicas.
Combina bem com: Sândalo, alecrim, pinho, manjerona, lavanda, incenso, sálvia, bergamota e cítricos como óleos essenciais de laranja, tangerina e limão.
Características do óleo: Tem uma consistência fina e um aroma herbáceo, picante e um tanto amadeirado.
Precauções: Não deve ser ingerido. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.