ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERONA
Origanum majorana
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
A manjerona, é um dos óleos mais sedativos, calmantes e reconfortantes, especialmente para os idosos. Devido ao seu efeito calmante do sistema central, é especialmente adequado para combater a insônia e tratar problemas de stress e ansiedade. Ajuda a aliviar dores de cabeça e até enxaquecas. Aquecedor e reconfortante, o óleo essencial pode ser massajado no abdômen durante a menstruação ou adicionado a uma compressa quente. Também é útil no tratamento de músculos doridos e cansados e é perfeito para uso em uma massagem desportiva. É uma planta aromática muito resistente, originaria do mediterrâneo e norte de áfrica.
Propriedades terapêuticas: Sedativo, calmante, estômago, emenagogo, fungicida, vasodilatador, expetorante, hipotensor, ansiolítico, analgésico, antisséptico e laxante.
Propriedades emocionais: Devido às suas propriedades calmantes, ajuda pessoas que sofrem de ansiedade, stress, sonolência e fadiga. Ajuda a manter o cérebro ativo e saudável. Ótimo para pessoas que sofrem de insónia.
Sugestões de utilização: No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente. / Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial. / Numa massagem, adicione 4 a 5 gotas de óleo essencial por cada colher de sopa de óleo vegetal. / Em inalações (puro ou com vapor de água), coloque 3 a 4 gotas num pano (ex. lenço) e cheire rapidamente. / Para uma compressa, coloque num recipiente com água morna 5 a 10 gotas de óleo. Embeba a compressa nesta mistura e aplique sobre a área a tratar. / Numa almofada ou numa bola de algodão, deite 1 gota. / Na comida, adicione 2 a 3 gotas. / Nas têmporas, coloque 1 gota. / Por baixo do nariz, coloque 1 gota.
Curiosidades: Na mitologia grega diz-se que a manjerona era a planta favorita de Afrodite, deusa do amor, e que ela a usou para preparar as suas poções para apaixonar. / Segundo o folclore, os egípcios dedicaram a planta da manjerona ao deus do submundo Osíris, e foi usada para produzir pomadas e remédios. / Os gregos e romanos consideravam-na a erva da felicidade. / Em algumas partes do mundo, o chá de manjerona é consumido por mulheres que desejam aliviar os sintomas da menopausa e promover um fluxo abundante de leite materno.
Combina bem com: Lavanda, cipreste, sálvia, gengibre, lemongrass, ylang ylang e muito mais.
Características do óleo: Tem uma fragrância quente, penetrante e levemente picante. Amarelado, fica mais escuro com o passar do tempo, até ficar acastanhado.
Precauções: Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.