ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO
Thymus vulgaris
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
É um dos óleos essenciais mais versáteis que existe. É usado tanto em cosméticos quanto no campo da saúde. Tem propriedades terapêuticas e é adequado para combater infeções. Previne a diminuição das defesas e ajuda a tratar doenças cronicas. Também é indicado para tratar acne e furúnculos. O tomilho floresce na primavera e é uma planta profundamente enraizada na cultura mediterrânica.
Propriedades terapêuticas: Carminativo, bactericida, antisséptico, imune estimulante, antibacteriano, desinfetante urinário, tónico, inseticida, hipertensivo, expetorante, diurético, anti-infecioso, antirreumático, antidepressivo, desodorizante e antiespasmódico.
Propriedades emocionais: Antidepressivo, também pode atuar como impulsionador da memória.
Propriedades cosméticas: Pode remover manchas e cicatrizes. Combate dermatites, pé de atleta e eczema. Indicado para tratar acne e furúnculos. Evita o envelhecimento da pele.
Sugestões de utilização: No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente. / Para um banho de pés, adicione 3-4 gotas na água. / Em inalações (puro ou com vapor de água), coloque 3 a 4 gotas num pano (ex. lenço) e cheire rapidamente. / Numa almofada ou numa bola de algodão, deite 1 gota. / Num creme ou loção, coloque 3 a 4 gotas. / Na loção pós barba, coloque 1 a 2 gotas. / Nas têmporas, coloque 1 gota.
Curiosidades: Foi uma das plantas usadas pelos egípcios para realizar o embalsamamento. / Diz-se que o nome do thymus vem da palavra egípcia tham ou thym e designa o tipo de tomilho usado. Outras fontes remetem à origem grega da palavra thymos ou thyein, que significa fumo ou perfume, porque o tomilho queima como um incenso para afastar criaturas venenosas. Também é mencionado que a origem do tomilho pode vir da palavra grega thumus que significa valor. / É dito que os militares romanos se banhavam com tomilho para ter mais vigor. / Na Idade Média, o tomilho era conhecido por agregar valor aos cavaleiros.
Combina bem com: Bergamota, alecrim, lavanda, pinho, limão, toranja e manjerona.
Características do óleo: É amarelo pálido a âmbar com um cheiro característico de menta e levemente picante.
Precauções: Pode ser muito irritante para o olfato e paladar. Não deve ser usado se estiver a fazer quimioterapia ou se sofrer de anormalidades da pressão arterial. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.