ÓLEO ESSENCIAL DE CÂNFORA
Cinnamomum camphora
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
Com uma história extremamente incompreendida (no passado, a árvore era considerada uma praga em várias áreas ao redor do mundo), o óleo essencial de cânfora é agora amplamente utilizado em todo o mundo. Não deixa resíduos quando queimado e, portanto, é útil nos rituais hindus e em outras práticas espirituais. O óleo essencial de cânfora estimula o coração, o sistema circulatório e os pulmões, e ainda seda o sistema nervoso. Também alivia dores musculares e tensões, ajuda a artrite, diminui a tosse, combate a inflamação e melhora a circulação.
Propriedades terapêuticas: Bactericida, expetorante, imune estimulante, antisséptico, anti-inflamatório, antitússico, bactericida, diurético, vermífugo, anticatarral, viricida, tónico nervoso, sedativo e energizante. Recomendado para prevenir e tratar todas as afeções virais, sobretudo respiratórias; constipações, gripe, resfriados, anginas, laringites, bronquites e rinofaringites.
Propriedades emocionais: Ajuda a resolver problemas de letargia, depressão leve, ansiedade ou fadiga nervosa, inquietação, insónia e esgotamento. Acalma o sistema nervoso, aliviando problemas de stress.
Propriedades cosméticas: Faz parte das fórmulas contra a retenção de água e para a drenagem linfática. É útil para o tratamento do herpes.
Sugestões de utilização: Cansaço físico e mental - Aplique 1 gotas de óleo essencial de canfora misturado com óleo vegetal no plexo solar, nos pulsos e na dobra do cotovelo durante dez dias. / Herpes labial - Coloque 1 gota de óleo de canfora sobre a ferida do lábio duas vezes por dia até cicatrizar. / Problemas respiratórios (crianças de idade superior a seis anos) - Massageie o tórax da criança três vezes por dia com 1 gotas de óleo essencial de canfora diluído em 5 gotas de óleo vegetal.
Curiosidades: Na China e no Japão, a cânfora pode crescer até 1000 anos. Para produzir o óleo tem de ter pelo menos 50 anos. / A Cânfora era reconhecida como um remédio contra pragas na Pérsia (Irão). Também era utilizada para embalsamar. / Os chineses utilizavam a madeira de cânfora para construir barcos e templos pelas propriedades de durabilidade e aromáticas.
Combina bem com: Alecrim, lavanda, cajeput, manjericão, eucalipto e muito mais.
Características do óleo: O aroma balsâmico que emana das folhas faz lembrar a fragrância fresca dos eucaliptos, ou mesmo do alecrim cineol. No entanto, a sua fragrância não é tão penetrante e transmite uma impressão levemente doce e quente. Pode ser esverdeado, claro ou amarelado.
Precauções: Não ingerir. O óleo essencial de cânfora é tóxico e pode ser fatalmente venenoso se ingerido em excesso, mesmo 2 gramas podem ser letais. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.