ÓLEO ESSENCIAL DE FUNCHO DOCE
Foeniculum vulgare (variedade doce)
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
O Funcho é cultivado como planta aromática e é caracterizado pelo seu pronunciado gosto de anis. Na antiguidade simbolizava a fecundidade, o rejuvenescimento espiritual, a bajulação e o sucesso material. Ideal para tratar problemas digestivos, sintomas da menopausa, celulite e até bronquite, o óleo essencial é cheio de propriedades terapêuticas, pois funciona como um tónico, tonificando todos os sistemas do corpo, além de facilitar a absorção de nutrientes, também pode ajudar a reduzir a obesidade e as rugas na pele.
Propriedades terapêuticas: Vermífugo, tónico, estomacal, estimulante, laxante, galactagogo, expetorante, emenagogo, diurético, depurativo, carminativo, aperitivo, antiespasmódico e antisséptico.
Propriedades emocionais: Atua como estimulante no sistema nervoso.
Propriedades cosméticas: Usado para combater rugas na pele, celulite e obesidade. Poderoso diurético capaz de ajudar a tratar a retenção de líquidos e desintoxicar o corpo. É especialmente útil para melhorar o sistema linfático.
Sugestões de utilização: No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente. / Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial. / Para um banho de pés, adicione 3-4 gotas na água. / Numa massagem, para tratar a celulite. / Para uma compressa, coloque num recipiente com água morna 5 a 10 gotas de óleo. Embeba a compressa nesta mistura e aplique sobre a área a tratar.
Curiosidades: O seu nome em latim significa "feno pequeno". / Na Grécia, simboliza vitória e sucesso. / Na Antiguidade, os atletas consideravam a planta milagrosa porque atribuíam-lhe o poder de estimular a força e a longevidade. / Os egípcios e os chineses usavam o funcho em tratamentos oculares. / Na Idade Média, foi-lhe atribuído o poder de lutar contra a magia negra e os maus espíritos. / Na Roma antiga, era consumido por guerreiros para prepará-los para a batalha e aumentar sua força. Também era utilizado como um refrescante de hálito e em aplicações culinárias.
Combina bem com: Manjericão, sálvia sclarea, cipreste, gerânio, lavanda, limão, laranja, alecrim e sândalo.
Características do óleo: É amarelo-claro com um aroma herbáceo muito doce, semelhante ao anis.
Precauções: Devido ao seu efeito relativamente narcótico, pode, se tomado em doses altas, resultar em desequilíbrio mental, alucinações e convulsões. Por ser estrogénico, não deve ser usado por pessoas que tenham cancro da mama ou útero. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.