ÓLEO ESSENCIAL DE GENGIBRE
Zingiber officinalis L., Zingiberaceae
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
O gengibre é uma planta da família zingiberaceae, cujo caule subterrâneo é um rizoma horizontal muito apreciado pelo seu aroma e sabor picante. Tem sido usado como tempero doméstico e remédio por milhares de anos, especialmente no Oriente. O gengibre fresco é usado na China para o tratamento de muitas doenças, como reumatismo, disenteria bacteriana, dor de dentes e malária. O seu óleo essencial é ainda usado para tratar distúrbios gastrointestinais (cólica, diarreia, inapetência, indigestão, flatulência e náuseas) e respiratórios (amigdalite, asma, bronquite, resfriados, febre, gripe, dor de garganta, pleurisia, pneumonia, frio, rouquidão e tosse).
Propriedades terapêuticas: Afrodisíaco, analgésico, anti-histamínico, antisséptico, antitússico, aperitivo, aromático, adstringente, carminativo, sudorífico, digestivo, expetorante, rubefaciente, sudorífico e tónico.
Propriedades emocionais: É um afrodisíaco, um revitalizador da autoconfiança e útil para renovar a vitalidade e aliviar a ansiedade.
Sugestões de utilização: No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente. / Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial. / Numa massagem, as suas propriedades de aquecimento podem ser úteis para situações musculares e para pessoas que sentem sempre frio. / Em inalações (puro ou com vapor de água), coloque 3 a 4 gotas num pano (ex. lenço) e cheire rapidamente para ajudar a aliviar a tosse espasmódica. / Para uma compressa, coloque num recipiente com água morna 5 a 10 gotas de óleo. Embeba a compressa nesta mistura e aplique sobre a área a tratar.
Curiosidades: Galeno, o famoso médico grego, usou-o como remédio para corrigir tumores, defeitos do corpo, em paralisia e em tratamentos causados por excesso de fleuma. / Avicena, um médico persa da cultura islâmica clássica, recomendava-o como um afrodisíaco.
Combina bem com: Vetiver, patchouli, incenso, laranja, entre outros.
Características do óleo: Líquido amarelo pálido, âmbar ou esverdeado, com um cheiro quente, algo verde, fresco e amadeirado temperado.
Precauções: O óleo essencial de gengibre é consideravelmente forte e deve, portanto, ser usado com moderação e cuidado. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.