ÓLEO ESSENCIAL DE SÁLVIA SCLAREA
Salvia sclarea · Salvia romana
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
Reconhecido pelo seu aroma característico, o óleo essencial de sálvia sclarea ou romana é muito usado na aromaterapia para aliviar a ansiedade e o medo, problemas menstruais, cólicas e insônia. Na perfumaria, o seu aroma picante é valorizado. É também usado na elaboração de bebidas alcoólicas, como moscatel e vermute. A sálvia sclarea (romana) não deve ser confundida com a Salvia officinalis, cujas folhas são usadas na cozinha de maneira tradicional. Elas são parentes e embora cresçam em algumas das mesmas regiões, são plantas botanicamente diferentes e têm diferentes propriedades. É um dos óleos mais equilibradores, calmantes e relaxantes de todos os óleos essenciais.
Propriedades terapêuticas: Antidepressivo, antiespasmódico, afrodisíaco, tónico nervoso, regulador sedativo, anti-inflamatório, antissudorífico, digestivo, emenagogo, hipotensor, tónico, anticonvulsivante, cicatrizante, desodorizante, seborreico, ansiolítico, estômago, antiespasmódico, adstringente, estimulante, antisséptico, antibacteriano e antifúngico.
Propriedades emocionais: Tem propriedades calmantes e relaxantes. Útil na promoção de um sono reparador. Alivia o stress e tem excelentes propriedades antidepressivas, aumenta a autoestima, a força mental, alivia a ansiedade e o medo. É capaz de equilibrar as nossas emoções diariamente.
Propriedades cosméticas: É bom para acalmar e rejuvenescer a pele. Ajuda a um couro cabeludo saudável e um cabelo com aparência vibrante quando adicionado ao condicionador ou shampoo.
Sugestões de utilização: No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente. / Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial. / Numa massagem, adicione 4 a 5 gotas de óleo essencial por cada colher de sopa de óleo vegetal. / Em inalações (puro ou com vapor de água), coloque 3 a 4 gotas num pano (ex. lenço) e cheire rapidamente. / Numa almofada ou numa bola de algodão, deite 1 gota. / Num creme ou loção, coloque 3 a 4 gotas. / No champô ou amaciador, adicione 3 a 4 gotas. / Na loção pós barba, coloque 1 a 2 gotas. / Nas têmporas, coloque 1 gota.
Curiosidades: O conhecimento das suas propriedades calmantes e relaxantes, remonta à Idade Média. / A Salvia sclarea é um belo arbusto de jardim que atinge uma altura aproximada de 1,20m. / Na Idade Média, a planta era frequentemente usada para acalmar a pele. / Na Grécia e Egipto era conhecida por ter a propriedade de trazer a fertilidade. / Na Idade Média, a salvia sclarea era conhecida como “oculus Christi”, ou seja, “o olho de Cristo”.
Combina bem com: Sândalo, lavanda, gerânio, incenso, cedro, bergamota e a maioria das frutas cítricas.
Características do óleo: Tem uma cor clara de amarelo a amarelo-esverdeado. Possui uma doce fragrância a nozes, um pouco herbácea. A viscosidade pode ser aquosa ou um pouco viscosa.
Precauções: Não deve usar se tiver cancro. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.