ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO RADIATA
Eucalyptus radiata
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
É o óleo essencial de eucalipto mais popular entre os aromaterapeutas. A diferença para as espécies de globulus é sutil, mas a menor agressividade do aroma do eucalipto radiata é ideal para todos, especialmente para tratar doenças respiratórias, uma vez que é tremendamente eficaz como expetorante. Quando usado em massagens e óleos, é ideal para artrite, queixas reumáticas e outras dores diárias, graças às suas propriedades anti-inflamatórias que produzem uma sensação de calor. Outros usos são em preparações de inaladores, xaropes para a tosse, pomadas, pasta de dentes, produtos veterinários, farmacêuticos e odontológicos. Também é um bom repelente de insetos.
Propriedades terapêuticas: Bactericida, expetorante, antifúngico, antimicrobiano, antisséptico, antiviral, curativo, mucolítico, anti-inflamatório e anti-infecioso.
Propriedades emocionais: Promove o relaxamento e ajuda a limpar a mente após um dia de stress. Útil para dores de cabeça.
Propriedades cosméticas: Hidrata o cabelo e o couro cabeludo seco e combate a caspa. Pode ser usado para tratar infeções e problemas de pele, incluindo acne.
Sugestões de utilização: No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente. / Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial. / Para um banho de pés, adicione 3-4 gotas na água. / Numa massagem, adicione 4 a 5 gotas de óleo essencial por cada colher de sopa de óleo vegetal. / Em inalações (puro ou com vapor de água), coloque 3 a 4 gotas num pano (ex. lenço) e cheire rapidamente. / Para uma compressa, coloque num recipiente com água morna 5 a 10 gotas de óleo. Embeba a compressa nesta mistura e aplique sobre a área a tratar. / Para fazer o seu spray ambientador personalizado, coloque em 100 ml de água destilada, 10 gotas de óleo, mexa e deixe repousar. Agite antes de usar no ambiente. / No champô ou amaciador, adicione 3 a 4 gotas. / Por baixo do nariz, coloque 1 gota.
Curiosidades: O termo "óleo de eucalipto" não tem sentido do ponto de vista científico e terapêutico, a menos que seja indicada a espécie da qual é derivado, visto que existe um grande número de espécies de eucalipto (mais de 600) que produzem óleos essenciais, muitas delas com características muito diferentes.
Combina bem com: Camomila romana, gengibre, manjerona, tomilho, alecrim, lavanda, cedro, limão e incenso, entre outros.
Características do óleo: É incolor ou amarelo claro, com um aroma refrescante, canfórico, doce e frutado
Precauções: Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.