ÓLEO ESSENCIAL DE ALFAZEMA
Lavandula latifolia
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
O óleo essencial de alfazema é um remédio de emergência contra queimaduras e corrosão. As suas propriedades carminativas, antibacterianas, antivirais, imune-estimulantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes tornam-no essencial no seu kit de primeiros socorros. Igualmente eficaz contra a depressão, nervos, irritabilidade, tensão e ansiedade. A alfazema é considerada a lavanda masculina em contraste com Lavandula angustifolia, conhecida como lavanda feminina. A Alfazema é mais estimulante enquanto a lavanda é mais relaxante.
Propriedades terapêuticas: É carminativo, antibacteriano, antiviral, imune-estimulante, anti-inflamatório, cicatrizante, antidepressivo, antisséptico, antiespasmódico, promove o equilíbrio, calmante, descongestionante, relaxante, sedativo, reconfortante e tonificante.
Propriedades emocionais: O óleo de alfazema é eficaz contra a depressão, irritabilidade, frustração, pânico, tensão e ansiedade. Atua em situações de insônia, variação de humor e tensão nervosa. Reconfortante, promove o equilíbrio e é calmante.
Propriedades cosméticas: Estimula o processo de cura e promove o crescimento das células, acelerando a formação de pele nova e saudável, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce. Útil em situações de acne, furúnculos, dermatite ou eczema. Trata o herpes labial. Indicado para tratamento de erupções cutâneas, infeções cutâneas e queimaduras do Sol.
Sugestões de utilização: Coloque 6 gotas no difusor para eliminar a ansiedade e o nervosismo. / Uma gota nas têmporas ajuda contra a enxaqueca. / Uma gota na almofada, contra a insónia. / As inalações (puro ou com vapor de água) são benéficas em casos de sinusite, bronquite e tosse. É expetorante. / Pode incluir num creme ou loção para rejuvenescer a pele. / Para formular uma porção suficiente para uma massagem, adicione 2 a 3 gotas de óleo essencial por cada colher de sopa de óleo vegetal (amêndoas doces por ex.), para um efeito analgésico e ação anti-inflamatória. / Diluído no banho, o óleo de alfazema é particularmente eficaz no alívio da dor muscular, articular e do reumatismo.
Curiosidades: Popular entre os romanos, que o espalharam pela Europa, era um óleo utilizado para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo. / Foi confirmado que componentes do óleo, como o linalol, conseguem penetrar na pele e entrar na corrente sanguínea, promovendo efeitos de relaxamento e alteração na pressão sanguínea.
Combina bem com: A alfazema combina bem com a maioria dos óleos, especialmente os cítricos e os florais. Em especial a sálvia sclarea, gerânio, patchouli e vetiver.
Características do óleo: O óleo de alfazema é amarelo pálido (em ocasiões pode ser incolor), com um aroma fresco, silvestre e canforado.
Precauções: Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.