ÓLEO ESSENCIAL DE MIRRA
Commiphora myrrha
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
Assim como na antiguidade, também hoje, os óleos essenciais de mirra são muito usados nos mundos da medicina e da aromaterapia. Os benefícios deste óleo essencial podem ser atribuídos às suas propriedades antioxidantes, antifúngicas, antivirais, anti-inflamatórias, antiparasitárias, expetorantes e antiespasmódicas. Este óleo essencial ajuda com: problemas respiratórios, doenças digestivas, doenças das gengivas e da boca, melhora o sistema imunológico e mantém a pele saudável.
Propriedades terapêuticas: Anti-inflamatório, antisséptico, carminativo, cicatrizante, antioxidante, antifúngico, antiviral, antiparasitário, antidepressivo, expetorante, digestivo, sedativo e antiespasmódico.
Propriedades emocionais: Promove sentimentos espirituais e funciona como antidepressivo e sedativo.
Propriedades cosméticas: É usado com grande sucesso em furúnculos, úlceras de pele, escaras, pele rachada, micoses, feridas, eczema, comichão e pé de atleta, assim como pode ajudar a desbotar manchas e cicatrizes. Reduz a inflamação e alivia a irritação da pele. Também é usado como prevenção na perda de cabelo.
Sugestões de utilização: No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente. / Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial. / Em inalações (puro ou com vapor de água), coloque 3 a 4 gotas num pano (ex. lenço) e cheire rapidamente. / Para fazer o seu spray ambientador personalizado, coloque em 100 ml de água destilada, 10 gotas de óleo, mexa e deixe repousar. Agite antes de usar no ambiente. / Numa almofada ou numa bola de algodão, deite 1 gota. / Num creme ou loção, coloque 3 a 4 gotas. / No champô ou amaciador, adicione 3 a 4 gotas. / Na loção pós barba, coloque 1 a 2 gotas.
Curiosidades: A mirra era muito popular nas culturas antigas. Os chineses valorizavam-na como remédio para tratar da artrite e problemas menstruais, enquanto os egípcios usavam-na para embalsamar os seus faraós, da mesma forma que a usavam nos seus rituais de adoração ao sol e ainda era usada em perfumes e incensos. / Os soldados gregos usaram esta resina para impedir o sangramento das feridas. / A palavra "mirra" vem de "murr", que significa "amargo" em árabe, provavelmente referindo-se ao gosto amargo da resina.
Combina bem com: Sândalo, pinho, patchouli, incenso, cipreste, sálvia, bergamota, árvore de chá, palmarosa e lavanda.
Características do óleo: Tem uma consistência média, com uma cor amarela dourada ou castanha com um aroma rico, fumado, balsâmico e quente.
Precauções: Não deve ser usado por mulheres grávidas, pois pode ter um efeito estimulante no útero. Se estiver a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.