ÓLEO ESSENCIAL DE ANIS MATALAHUGA
Pimpinella anisum
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
O anis verde ou Matalahuga, também chamado de erva doce, é o fruto da planta anis. Do seu aroma inconfundível à sua aparência única em forma de estrela, contém uma série de compostos que podem ajudar a melhorar sua saúde. Atua contra distúrbios digestivos como aerofagia, dispepsia, gases intestinais, gastroenterite, cólica e aumenta a produção de leite. É utlizado na fabricação de fragrâncias e perfumes, na indústria de alimentos e bebidas. Na aromaterapia, é utilizado como estimulante, tónico, afrodisíaco e como auxiliar no combate à asma, gripe e desconforto digestivo.
Propriedades terapêuticas: Antiespasmódico neuromuscular, imita a ação do estrogênio, aumenta a produção de leite, digestivo, laxante, carminativo, diurético e tónico geral. Distúrbios menstruais (cólicas, TPM, menopausa), cólicas em geral, indigestão, retenção hídrica, obesidade, estimulante, aperitivo, anti-inflamatório, expetorante, antisséptico e afrodisíaco.
Propriedades emocionais: Trata sentimentos de impaciência e nervosismo. É incrivelmente valioso no gerenciamento de distúrbios do sono, se usado após as refeições ou mesmo na hora de dormir.
Propriedades cosméticas: Trata peles ressecadas e desidratadas. Usado topicamente para tratar tipos moderados de acne.
Sugestões de utilização: Coloque 6 gotas no difusor para eliminar a impaciência e o nervosismo. / Uma gota por baixo do nariz para o combate à gripe. / Uma gota na almofada, para uma noite relaxada. / As inalações (puro ou com vapor de água) são benéficas para aumentar rapidamente seu poder de combater a gripe. / Pode incluir num creme ou loção para hidratar a pele. / Para formular uma porção suficiente para uma massagem, adicione 2 a 3 gotas de óleo essencial por cada colher de sopa de óleo vegetal (amêndoas doces por ex.), para um efeito calmante dos distúrbios menstruais.
Curiosidades: A sua antiguidade remonta ao Egito dos faraós, onde começou a ser cultivada 2000 anos de cristo. / Os árabes chamavam-lhe de "torna-se maridos" e no século XI usavam-no como um remédio mágico para os homens retornarem às suas esposas abandonadas. / É cultivado desde a antiguidade pelas suas propriedades afrodisíacas. / Muitos países europeus dispõem de um aperitivo ou digestivo alcoólico preparado com anis.
Características do óleo: Líquido incolor ou amarelado com cheiro e sabor característicos a anis.
Precauções: Tóxico em doses altas. Embora possa ajudar a tratar certas doenças de pele, nunca use o óleo puro, deve diluir em óleo vegetal. Não deve ser usado por pessoas com pressão alta e epiléticas. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.