ÓLEO ESSENCIAL DE ANIS ESTRELADO
Illicum verum
BIOLÓGICO DE GRAU TERAPÉUTICO - 100% PURO E NATURAL
O anis estrelado é conhecido por aliviar os processos de gripe e ser um excelente digestivo, tem propriedades estimulantes e energizantes, podendo ter uma ação particularmente refrescante e estimulante sobre o sistema digestivo e respiratório, mas também é um grande aliado em cosméticos naturais. É um relaxante muscular que também promove a produção de colágeno, sendo um grande aliado contra as rugas. Além disso, os seus antioxidantes ajudarão a produzir óleos que promovem uma pele lisa e macia. Já tem à sua disposição o botox natural dos óleos essenciais!
Propriedades terapêuticas: É antisséptico, antiespasmódico, carminativo, diurético, expetorante, estimulante, sedativo, inseticida, digestivo, antioxidante, antifúngico e antibacteriano.
Propriedades emocionais: Tem propriedades sedativas, alivia a depressão, stress e hiperatividade, estimula o apetite e a atividade sexual.
Propriedades cosméticas: Aumenta a elasticidade da pele eliminando rugas, normaliza a camada lipídica da epiderme, acelera a regeneração das células da pele e promove uma pele lisa e macia. Já tem à sua disposição o botox natural dos óleos essenciais!
Sugestões de utilização: Usado em difusores, o óleo essencial de Anis Estrelado ajuda em casos de processo inflamatório no sistema bronco pulmonar, taquicardia, depressão, stress, hiperatividade. 6 gotas no difusor serão suficientes para obter o efeito desejado. / Massagem: 3-5 gotas de óleo essencial misturado com 10 ml de óleo vegetal da sua preferência (amêndoas doces, coco, framboesa, etc.), colocar na pele e massajar. Pode ser usado para ajudar a tratar processos inflamatórios no sistema bronco pulmonar, cólicas renais e para melhorar a atividade sexual.
Curiosidades: Foi a partir de um ácido presente no Anis Estrelado (Shikimic acid) que se criou o medicamento contra as gripes, conhecido como Tamiflu. Entretanto este ácido passou a ser criado artificialmente e o Anis Estrelado deixou de ser a sua principal fonte. / Em 2005, houve uma escassez temporária de anis estrelado devido ao seu uso na fabricação de Tamiflu. No final daquele ano, foi encontrado um caminho para produzir ácido shikimic artificialmente. / O Anis estrelado tem sido usado na forma de chá como um remédio contra cólicas e reumatismo, e as sementes são mastigadas após uma refeição para ajudar na digestão. Tem uma toxicidade forte, ingerido em grandes quantidades. / Utilizado no Egito antigo, era adicionado aos bolos para ser consumido após as refeições como auxiliar na digestão.
Combina bem com: Canela, cedro, coentro, eucalipto, gengibre, lavanda, tangerina, laranja, petitgrain e muito mais.
Características do óleo: É amarelo pálido na cor e aquoso na viscosidade. Tem nota aromática alta, a especiarias doces. Este óleo tem um ponto de congelação entre os 16º e 18º C, pelo que a estas temperaturas, ou mais baixas, pode apresentar a formação de cristais, que se dissolvem a temperaturas mais elevadas.
Precauções: O óleo de anis estrelado deve ser evitado durante a gravidez. Deve ser usado com moderação, pois pode diminuir a circulação quando usado em grandes quantidades. Se estiver a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar. Mantenha fora do alcance das crianças. Evitar o contacto com os olhos. Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais. Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente. Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas ou comprometer a nossa responsabilidade legal.